Sou Estudante de Medicina, Já Posso Começar a Validação nos EUA?

USMLE
Rafael Duarte, MD

Rafael Duarte, MD

22 DE MAIO, 2024
Sou Estudante de Medicina, Já Posso Começar a Validação nos EUA?

Consigo me preparar para o USMLE sendo estudante de medicina?


Quem percebe a grande oportunidade de validar o diploma nos EUA ainda como estudante de medicina é um privilegiado. Primeiro, porque as matérias da prova estão frescas na cabeça e o aluno consegue criar uma sinergia entre o estudo para a faculdade e o estudo para as provas de validação. Como os USMLE Steps são aprofundados e têm muita aplicabilidade clínica, o estudante acaba adquirindo uma base médica sólida, o que naturalmente o leva a se destacar na faculdade.


USMLE Step 1: Uma Base Sólida


O USMLE Step 1 é uma prova de ciências médicas básicas. Isso significa que ele cobre o ciclo básico médico e tem a intenção de nivelar todos os médicos nos EUA, sejam formados no país ou em outros lugares. É importante destacar que os americanos fazem as mesmas provas médicas que nós para se formarem e exercerem a medicina aqui. Ou seja, os Steps são pré-requisitos gerais para praticar medicina nos EUA.


Planejamento e Organização


Recomendamos que o estudante de medicina brasileiro utilize os materiais do USMLE, como os materiais bilíngues da RD Medicine, para estudar as matérias da faculdade nos três primeiros anos, sem um cronograma tão rígido de estudos para o Step 1. Dessa forma, o estilo de estudos para o USMLE já é dominado pelo aluno, que aprende também os conteúdos mais recorrentes na prova. Este é um benefício imenso de ser estudante: você não está correndo contra o tempo, faz as coisas com calma. Além disso, você não precisa conciliar uma rotina puxada de trabalho e, às vezes, de cuidados com família e filhos, como é a realidade de muitos brasileiros que validam o diploma.


Rotina de Estudos a Partir do Quarto Ano


Quando o aluno entra no quarto ano de medicina, ele terá um cronograma mais rígido, determinado para fazer o Step 1 entre o quarto e o quinto ano. Dessa forma, o aluno entra no internato com o Step 1 concluído. O alinhamento entre os materiais do Step 1 e as matérias da faculdade pode não ser perfeito, mas as técnicas modernas de estudo baseadas em evidências ajudam a consolidar o conhecimento. Com o Pass no Step 1 no início do quinto ano, o aluno pode começar a procurar posições de clerkship, que são estágios nos EUA realizados durante o sexto ano de medicina.


Estágios nos EUA


Os estágios nos EUA feitos quanto estudante de medicina, chamados de clerkships, são literalmente parte do internato nos EUA, onde você verá pacientes, escreverá notas e apresentará casos. É uma experiência incrivelmente enriquecedora. Como a aplicação deve ser feita com 6-12 meses de antecedência, aplicando no início do quinto ano você tem tempo de sobra para buscar e aplicar para as melhores opções. O setor de estágios da RD Medicine ajuda nessa busca, molda o currículo e escreve os e-mails de aplicação para o aluno.


Step 2CK e Conclusão dos Steps


Durante o quinto ano de medicina, já com uma base de conhecimento sólida, recomendamos o estudo para o Step 2CK. Dessa forma, entre o quinto e o sexto ano, o aluno faz a prova e já inicia o sexto ano com os Steps concluídos.


Decisão de Validar o Diploma


Você pode se perguntar: como saber se estou totalmente decidido a ser médico nos EUA para começar cedo nessa jornada? A grande questão é que você não precisa estar totalmente decidido a morar nos EUA para validar seu diploma aqui. Veja isso como o investimento mais acertado da sua carreira médica, que vai internacionalizá-la, tornar você bilíngue e levá-lo a outro patamar de conhecimento. Ter o diploma validado abrirá portas para oportunidades temporárias nos EUA, caso você queira viver como médico no Brasil. Nesse caso, você será um médico diferenciado em meio à crescente multidão de médicos no país. Caso decida se mudar definitivamente para os EUA no futuro, seu diploma já estará validado.


Conclusão


Aproveite a excelente mentalidade que o trouxe ao portal da RD Medicine e comece a construir uma carreira médica sólida e de destaque. Se preparar para o USMLE sendo estudante de medicina é não apenas possível, mas altamente recomendável para quem deseja se destacar no competitivo campo da medicina.

Conheça mais sobre a nossa escola