Qual Residência Médica Mais Rápida?

Vida do Residente
Viviane Sachs, MD

Viviane Sachs, MD

19 DE AGOSTO, 2024
Qual Residência Médica Mais Rápida?

Quando se fala sobre a duração da residência médica nos EUA, uma rápida pesquisa no Google vai te mostrar que elas duram entre 3 e 7 anos. Naturalmente, as mais curtas são as de 3 anos, como Clínica Médica, Medicina de Família e Pediatria. Outras, como Obstetrícia, Anestesiologia e Psiquiatria, duram 4 anos, e assim por diante. Mas será que a verdadeira questão não deveria ser se esse tempo é suficiente para nos prepararmos como especialistas?


A duração da residência é relativa. Não se trata apenas dos anos de treinamento, mas também do tempo de escola médica. Nos EUA, por exemplo, temos o "undergrad" de 3 a 4 anos, seguido por 4 anos de escola médica, e só então a residência. Ou seja, a carreira médica exige um sacrifício de tempo muito maior do que outras profissões, o que faz todo sentido, afinal, cuidamos de vidas.


Mesmo após a residência, o aprendizado continua. Enquanto estivermos atuando como médicos, seremos eternos estudantes. A residência pode até terminar, mas o estudo jamais. Somente ao se aposentar é que essa jornada de aprendizado talvez chegue ao fim.


Atualmente, nos EUA, há um movimento para reduzir o tempo de escola médica, com programas acelerados que se concluem em 3 anos. Ao mesmo tempo, há discussões sobre aumentar a duração da residência. Por exemplo, Medicina de Família dura 2 anos no Brasil, 3 anos nos EUA e 4 anos em Portugal. Mas qual seria o tempo ideal?


Eu, por exemplo, fiz Medicina de Família em 5 anos (2 anos no Brasil e 3 nos EUA). Esse tempo de residência ampliou meu conhecimento e me ajudou na minha carreira. Foi como se eu tivesse feito 2 anos de teoria e depois 3 anos de prática, mas isso é assunto para outro post. Na Medicina Interna, a residência dura 3 anos, mas você precisa fazer pelo menos mais um ano de "fellowship" se quiser se especializar em alguma área. E os "fellows" podem durar mais de um ano. O mesmo vale para a Pediatria.


Portanto, a pergunta que realmente importa não é qual residência é mais rápida, mas sim: estarei preparado para atuar na minha área?

Conheça mais sobre a nossa escola