Existe Limite de Idade para Fazer Residência Médica?

Vida do Residente
Viviane Sachs, MD

Viviane Sachs, MD

20 DE AGOSTO, 2024
Existe Limite de Idade para Fazer Residência Médica?

Muitas pessoas se preocupam com a idade ao considerar mudar para os EUA e fazer residência médica. Mas será que a idade é realmente um fator determinante para ser aceito em um programa de residência? A resposta é não. Não existe um limite de idade para fazer residência médica.


Você provavelmente já ouviu a expressão "idade é apenas um número", e se você pensar bem, é verdade. A idade não te define, pois todos conhecemos pessoas com mais de 50 anos que têm a energia e a disposição de alguém de 20, ou pessoas de 20 anos com a maturidade de alguém de 50. Além disso, as pessoas estão envelhecendo melhor com o passar dos anos, graças aos avanços da medicina.


Então, o que realmente importa para ser aceito em uma residência médica nos Estados Unidos? Os programas de residência focam na performance acadêmica, na qualidade técnica, no perfil que se encaixe bem na equipe, e na experiência em pesquisa. A idade não está na lista de critérios. Contudo, o tempo desde a formatura pode ser um fator. Alguns programas preferem candidatos que se formaram há, no máximo, 3 a 5 anos. A lógica por trás disso é que, com muitos anos de formado, pode ser mais difícil reaprender ou adaptar-se a novas metodologias. É como alguém que aprendeu a dirigir por conta própria e, na hora de fazer o exame formal, tem dificuldades em seguir as regras da autoescola. Embora isso pareça arbitrário, essa foi a justificativa que mais ouvi ao longo dos anos como diretora de programa.


Para aqueles que têm mais de cinco anos de formados, isso não significa que o sonho acabou. O processo de aplicação para a residência oferece oportunidades de destacar sua experiência. Quando entrei na residência nos EUA, eu já tinha cinco anos de formada, e lembro que durante a minha entrevista me perguntaram: "Você já tem bastante experiência; como posso saber que você está disposta a aprender e trabalhar com pessoas que têm menos tempo de formada do que você?" Minha resposta foi: "Estou disposta a aprender porque, como médicos, essa é a nossa natureza. Minha experiência pode ser útil em áreas como a comunicação com os pacientes, por exemplo. Mas ainda tenho muito a aprender; é um novo sistema, um jeito diferente de trabalhar." Você precisa usar o seu tempo de formado a seu favor.


Se você está disposto a trabalhar duro e enfrentar longas horas, pode fazer residência independente da sua idade. Não há limite para o seu sonho!

Conheça mais sobre a nossa escola